| 29/08/2005 16h47min
A União Européia (UE) e o Mercosul tentarão reativar suas negociações de associação política e livre comércio, suspensas desde outubro de 2004, na reunião ministerial que realizam na próxima sexta em Bruxelas, na Bélgica. Participarão os ministros de Exteriores do Brasil, Uruguai e Paraguai, Celso Amorim, Reinaldo Gargano e Leila Rachid, respectivamente, assim como o ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna. Por parte da UE participarão os comissários europeus de Comércio, Peter Mandelson; Agricultura, Mariann Fischer Boel; e Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner.
O objetivo do encontro é avaliar o estado da negociação e decidir alguns aspectos práticos sobre o processo a seguir, declarou o embaixador uruguaio na UE, Elbio Rosselli, cujo país ocupa a Presidência rotativa do Mercosul. A reunião será precedida de um encontro entre técnicos das duas partes, na própria sexta, e terminará possivelmente com um documento conjunto de conclusões, disseram por sua parte fontes da Comissão Européia, representante da UE no processo.
A UE e o Mercosul discutem desde 1999 os termos de um acordo de associação que incluiria capítulos relativos ao diálogo político e à cooperação, e um Tratado de Livre Comércio. A disparidade de interesses – o Mercosul quer mais acesso para seus produtos agrícolas no mercado europeu e a União reivindica melhores condições de negócio para suas empresas de serviços no bloco sul-americano – retardou até agora o processo, suspenso desde outubro de 2004, depois que as partes fracassaram em sua tentativa de concluir o acordo antes do fim deste mês.
As conversações entre os dois blocos, que criariam a maior área de livre comércio o mundo, dependem também indiretamente do rumo das negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC). Neste sentido, fontes diplomáticas consideraram pouco previsível que UE e Mercosul reiniciem definitivamente suas negociações antes da conferência ministerial da OMC que será realizada em Hong Kong em dezembro deste ano.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.