| 18/08/2005 00h32min
O ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho revelou detalhes do esquema de corrupção na estatal em depoimento na Polícia Federal.
Segundo reportagem do jornal O Globo, publicada no início da madrugada desta quinta na versão online, Marinho acusou o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de comandar o esquema de arrecadação de dinheiro nos Correios para o partido.
Marinho, estopim da crise política que já completa três meses, acusou Jefferson de fazer o mesmo em outras estatais sob o comando de petebistas. Em reportagem, a Veja mostra Marinho filmado recebendo uma propina de R$ 3 mil. Ele diz que operava com o aval do então diretor dos Correios Antônio Osório Batista e de Jefferson. No depoimento ao Ministério Público, ele confirmou o teor da fita, fato que chegou a desmentir num primeiro momento.
As revelações de Marinho estão mantidas sob sigilo pelo Ministério Público Federal. Os depoimentos foram dados para a procuradora da República Raquel Branquinho. Algumas autoridades já tiveram acesso ao conteúdo.
Nos depoimentos, Marinho também voltou a centrar fogo no ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, a quem atribuiu as indicações dos diretores que comandavam as áreas de Tecnologia e Operações. Ele voltou a denunciar irregularidades no direcionamento de grandes clientes para agências franqueadas e reforçou a denúncia de esquema de concessão destas agências a laranjas de parlamentares.
O ex-chefe de departamento dos Correios tenta negociar a redução de pena em troca de informações. Marinho disse também integrar o núcleo que operava o direcionamento das licitações nos Correios para arrecadar recursos para os partidos aliados do governo.
O esquema, afirmou Marinho em depoimentos realizados ao longo do último mês, era feito com aval do ex-diretor de Administração dos Correios Antônio Osório Batista, indicado pelo PTB, e pelo ex-presidente da estatal João Henrique, indicado pelo PMDB.
Segundo Marinho, Jefferson teria designado o genro, Marcos Vinícius Vasconcelos Ferreira, para acompanhar as negociações nos Correios.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.