| hmin
O destino do homem mais procurado no Afeganistão depois de Osama bin Landen, mulá Mohamed Omar, está sendo negociado por líderes tribais, segundo informações do chefe dos serviços de inteligência da província de Kandahar, Hadji Gulalai. O líder espiritual do extinto regime Talibã deve estar escondido próximo a Baghran, na província de Helmand, a 170 quilômetros a noroeste de Kandahar.
A nova ofensiva visando à captura do mulá Omar deveria ter começado nesta segunda, dia 1º, mas os líderes tribais pediram três ou quatro dias às autoridades para tentar negociar uma rendição. Marines britânicos e norte-americanos, além de aproximadamente 5 mil soldados afegãos, estão sendo preparados para a operação, que tem dois objetivos:
– Desarmar pessoas irresponsáveis e pegar Omar, que é um criminoso para o povo afegão e para o mundo inteiro – resumiu Gulalai. Dezenas de fuzileiros navais dos Estados Unidos foram vistos embarcando em helicópteros CH-46E Sea Knight na base americana em Kandahar, no último sábado.
Os Estados Unidos estão caçando o mulá Omar desde que ele fugiu de Kandahar, o quartel-general do Talibã, um pouco antes da cidade ser dominada pelas forças contrárias a milícia, no dia 7 de dezembro. Um contingente de 149 pessoas, integrantes da força de paz internacional para o Afeganistão, saiu ontem de Londres rumo ao país asiático. O grupo reúne soldados de 18 países. Eles têm a missão de garantir a segurança do povo afegão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.