| 14/12/2001 09h57min
O Brasil poderá receber mais refugiados do Afeganistão. Há cerca de duas semanas, a ONU anunciou que 46 afegãos serão trazidos para o Brasil em janeiro. Parte do grupo virá para Porto Alegre. Mas, de passagem por Genebra, na Suíça, o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, anunciou que mais 54 afegãos chegarão ao Brasil em fevereiro e que, nos próximos meses, outros refugiados ainda poderão vir.
– O Brasil é um país de acolhida, e receber refugiados faz parte de uma política de Estado que visa a aumentar o papel do país no mundo – afirmou o ministro da Justiça, que ontem participou em Genebra de uma reunião sobre a proteção aos refugiados.
O grupo de afegãos que irá chegar em janeiro será distribuído entre Porto Alegre e uma cidade paulista. Em fevereiro, os refugiados irão para Santa Maria Madalena (RJ) e Natal (RN). O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) irá manter financeiramente os refugiados por pelo menos seis meses.
Nem o governo federal nem os municípios, porém, receberão a verba, já que o dinheiro da ONU irá diretamente para as organizações não-governamentais que ficarão responsáveis pelos afegãos. Já os futuros grupos de refugiados poderão vir nos próximos meses e devem ser formados, em princípio, pelas famílias dos afegãos que irão chegar ao Brasil no começo do ano que vem. O governo garante que está fazendo uma avaliação cuidadosa das pessoas que estão vindo ao país, principalmente para saber se algum deles estaria envolvido com grupos terroristas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.