| 23/06/2005 17h20min
A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, conquistou o apoio dos países-membros do Grupo dos Oito (G-8) para o isolamento da Síria no cenário internacional. Rice acusou insistentemente a Síria de fomentar a instabilidade no Líbano, de não tomar providências para barrar a passagem de insurgentes para o Iraque e de dar apoio a grupos militantes anti-Israel.
Encerrando sua viagem de uma semana pelo Oriente Médio e pela Europa, Condoleezza Rice levantou a questão da Síria na reunião dos ministros do G-8, em Londres. Em comunicado, o grupo afirmou que solicitou aos vizinhos do Líbano para que cooperem para a segurança e a estabilidade da região.
A Síria assegurou que irá pedir ao Iraque que mostre provas das acusações norte-americanas de facilitação da entrada de militantes em seu país. O governo sírio prometeu provar que as alegações são falsas.
Cedendo às pressões internacionais, a Síria retirou em abril as tropas que mantinha havia 29 anos no Líbano. A retirada foi precipitada pelos protestos populares que se seguiram ao assassinato do ex-premiê libanês Rafik al-Hariri, em Beirute, em fevereiro.
A Organização das Nações Unidas aprovou uma resolução exigindo a retirada das tropas sírias do Líbano. A entidade diz que não tem como comprovar que os agentes deixaram o território libanês. A Síria nega que mantenha a presença de espiões no Líbano.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.