| 21/06/2005 00h22min
O deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou que não tem dúvidas de que José Dirceu (PT-SP) é o mentor do mensalão, em entrevista concedida na noite desta segunda, 20, ao programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura.
O parlamentar, que denunciou o suposto esquema de pagamento de deputados do PP e do PL, que pertencem à base aliada, afirmou ainda que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva sairá mais forte da atual crise.
– A Dilma vai limpar isto aqui, vai atuar tecnicamente – afirmou Jefferson, se referindo à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que assume a chefia da Casa Civil nesta terça.
Além de denunciar o suposto pagamento a parlamentares no início deste mês, o chamado mensalão, Jefferson apontou nomes de quem seria responsável pelo esquema. Além de Dirceu, aparece o tesoureiro do PT Delúbio Soares. No entanto, Jefferson nunca mostrou provas de suas denúncias.
Segundo o parlamentar, a imprensa estaria provando a existência do mensalão. Ele disse ainda que jornalistas já estariam próximos de descobrir o esquema em 2004.
– Precisava de alguém para destampar a panela, e foi isso o que eu fiz – disse Jefferson.
O deputado deixou a presidência do PTB e responde em comissão da Câmara por quebra de decoro parlamentar por ter denunciado um esquema ainda não comprovado. Sobre a possibilidade de ser cassado, Jefferson afirmou:
– Vivo esta incerteza de futuro, não estou feliz pessoalmente. É muito difícil fugir disso. Vou na luta até o final – disse o parlamentar, garantindo que não deve renunciar ao mandato na Câmara.
Jefferson ainda garantiu que tem R$ 4 milhões repassados pelo PT, parcela oriunda de um acordo que somaria R$ 20 milhões para financiar a campanha do PTB.
Jefferson foi entrevistado pelos jornalistas Renata Lopret, da Folha de São Paulo, Expedido Filho, do Estado de São Paulo, Alexandre Machado, da TV Cultura, Tales Faria, da IstoÉ, Sérgio Prado, da Gazeta Mercantil/Jornal do Brasil, limar Franco, de O Globo, e Josemar Gimenez, do Estado de Minas. A apresentação foi do jornalista Paulo Markun.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.