| 02/03/2004 19h50min
O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Fernando Zachia, comunicou à imprensa, no final da tarde desta terça, dia 2, que o partido não vai apoiar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria possíveis irregularidades na Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs).
Segundo Zachia, da forma como as coisas estão, o PMDB não vê motivos para assinar o requerimento do deputado Marlon Santos (PFL) , especialmente porque ele estaria disposto a abrir mão da relatoria e também da presidência da comissão, o que poderia mudar um pouco o contexto.
Outro elemento que pesou na decisão seria o fato de o deputado Berfran Rosado e os outros dois deputados da bancada do PPS terem encaminhado uma solicitação à Comissão de Fiscalização e Controle para que José Vicente Brizola seja ouvido. Sendo assim, a bancada do PMDB entende que todos os deputados teriam acesso ao depoimento, e uma análise destas declarações poderia motivar uma futura
assinatura do requerimento da
CPI.
Até o momento 16 parlamentares já garantiram o apoio à CPI da Lotergs, que precisa de 19 assinaturas para ser instaurada. Entretanto, assinaram o requerimento três deputados do PSDB, dois do PT, um parlamentar do PL. A bancada do PDT, confirma o apoio de sete dos seus oito deputados, já que o deputado Vieira da Cunha não assina o documento por estar na presidência da casa.
Os pedetistas querem fazer algumas alterações no requerimento, mas o líder, deputado Giovani Cherini, afirmou que a bancada apoia de qualquer maneira, mesmo que o requerimento fique do jeito que está. O deputado Vilson Covatti, do PP, também manifestou seu apoio à CPI, mas quer modificar o requerimento. Já Berfran Rosado mostrou-se novamente favorável à assinatura do documento.
O presidente do PP, Celso Bernardi, afirmou que ainda não existem elementos suficientes para a abertura de uma CPI. Apesar disso, Bernardi reconhece que existem fatos que merecem investigação, e um novo
requerimento que venha a ser
elaborado por todas as bancadas poderá contar com o apoio do partido.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.