| 07/11/2003 10h30min
Uma recém-criada unidade militar secreta está caçando os dois homens mais procurados dos Estados Unidos, Saddam Hussein e Osama bin Laden, e já chegou perto do ex-ditador iraquiano, disse o jornal The New York Times nesta sexta, dia 7. Citando militares e fontes do Pentágono, o jornal afirmou que o comandante para forças dos EUA na região que inclui o Mar Vermelho e o oceano Índico formou a Força-Tarefa 121 nos últimos meses, para que se dedique à busca por Saddam e pelo líder da rede Al-Qaeda.
O general John Abizaid desmobilizou dois grupos que faziam isso separadamente e os substituiu por uma unidade mais flexível. Sem dar detalhes, autoridades afirmaram ao Times que essa força já esteve perto de capturar Saddam. Oficiais disseram que a Força-Tarefa 121 reúne poder de fogo e capacidade de investigar e planejar ações. Ela pode agir também contra outros "alvos valiosos" na chamada "guerra ao terrorismo" travada pelos EUA.
A força-tarefa usa militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, todos ligados às chamadas forças de Operações Especiais, com ajuda de tropas convencionais. Sofrendo ataques constantes de guerrilheiros, os EUA dizem que o fato de Saddam continuar livre dificulta a estabilização do Iraque, porque parte da população teme a volta dele ao poder e assim se recusa a ajudar as forças de ocupação.
Desde que Saddam foi derrubado, em abril, os militares afirmam periodicamente que estão perto de pegá-lo. Quanto a Bin Laden, o presidente George W. Bush prometeu, após os ataques de 11 de setembro de 2001, apanhá-lo "vivo ou morto". Mesmo depois da ação militar norte-americana no Afeganistão, até então a principal base da Al-Qaeda, o grupo continua ativo.
Bin Laden aparece regularmente em vídeos ou gravações sonoras prometendo novos atentados contra os EUA. Autoridades norte-americanas dizem que ele está escondido na região montanhosa que separa o Afeganistão do Paquistão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.