| hmin
O governo do Irã designou um guarda-costas para a vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano, Shirin Ebadi, que recebeu ameaças de morte após ter retornado a seu país no mês passado. A informação foi divulgada nesta quinta, dia 6, por uma amiga de Ebadi. Mohammad Ali Dadkhah, advogado no Centro para a Proteção de Direitos Humanos, disse que a organização escreveu para o Ministério do Interior pedindo o aumento da segurança após ameaças contra a vida da ativista.
– O ministério deu a Ebadi um guarda-costas e um carro para protegê-la após as ameaças de morte – afirmou Dadkhah.
O advogado disse que a maior parte das ameaças foram anônimas, mas há especulações de que tenham partido de membros da extrema direita. Ebadi recebeu o Prêmio Nobel da Paz em outubro por seus esforços na defesa dos direitos de mulheres e crianças no Irã.
Ao mesmo tempo em que era elogiada pelos reformistas, a ativista recebia críticas dos integrantes da linha-dura, que a acusaram de ser uma escrava da "arrogância mundial", um termo geralmente usado para se referir aos Estados Unidos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.