| hmin
O Ministério da Defesa de Israel preparou um plano para expandir a barreira de segurança para a parte leste da Cisjordânia que, se for construída, cercaria complemente os palestinos, disse uma fonte importante de segurança nesta sexta, dia 24.
O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, quando perguntado pelo plano em uma entrevista na TV, confirmou sua existência mas não deu detalhes sobre aonde ou quando seria construído.
– No momento, estamos planejando aonde ele ficaria, e quando isso for feito, o plano será apresentado ao governo (para aprovação) – disse Sharon, quando perguntado sobre a parte leste do muro.
Israel já construiu um muro de 150 quilômetros, que deve alcançar 300 quilômetros até o fim do ano, cujo objetivo diz ser evitar atentados suicidas palestinos. Para os palestinos, no entanto, o muro construído dentro da Cisjordânia é uma apropriação de terras para mantê-los fora de suas terras.
Um trecho extra, se for acrescido ao já construído, fecharia os palestinos na Cisjordânia com cercas elétricas e muros de concreto.
– Existe um plano do Ministério da Defesa para estender a cerca fazendo toda a volta para incluir o setor leste – informou a fonte da área de segurança.
– Foi recomendado pelo Ministério da Defesa com base nos mesmos parâmetros do muro no oeste, mas para implementar (o plano), vai ser necessário um orçamento e aprovação do gabinete – acrescentou.
Israel possui assentamentos de colonos judeus no leste da Cisjordânia que alega ser necessário proteger dos ataques palestinos. Nos últimos três anos, colonos judeus têm sido mortos em ataques de palestinos armados.
Os Estados Unidos têm criticado a barreira de segurança de Israel devido a sua intromissão em territórios onde os palestinos planejam estabelecer o seu Estado com respaldo internacional.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.