| 11/10/2003 19h34min
Autoridades norte-americanas e israelenses disseram que Israel modificou mísseis teleguiados Harpoon, de fabricação norte-americana, para poder lançar ogivas nucleares a partir de submarinos, divulgou o jornal Los Angeles Times neste sábado, dia 11.
O Departamento de Estado e o Pentágono não quiseram comentar a reportagem, assim como um porta-voz do Exército israelense, que seguiu a linha política da nação de se recusar a dizer que tem armas nucleares.
Israel é vista como a única potência nuclear do Oriente Médio. Segundo uma matéria colocada no site do jornal, autoridades norte-americanas revelaram a informação como uma advertência aos inimigos de Israel, em meio a um aumento de tensão na região e com a preocupação sobre o programa atômico do Irã.
O jornal disse que duas autoridades da administração norte-americana descreveram as modificações israelenses, e que uma autoridade israelense as confirmou. Todas as três autoridades pediram anonimato.
Segundo as autoridades norte-americanas, Israel teria modificado as ogivas nucleares para se acomodarem no amplamente usado míssil teleguiado Harpoon. Eles serão transportados em três submarinos a diesel entregues por uma construtora alemã no fim da década passada.
Um site da Marinha israelense disse que os submarinos carregam mísseis Harpoon, mas não entrou em detalhes sobre as ogivas.
Usados pela Marinha norte-americana desde 1977, os mísseis Harpoon estão no arsenal de 28 países. Israel tem 120 Harpoons que podem ser lançados de submarinos, segundo vários pesquisadores. Essa versão tem 4,6 metros de comprimento e pesa 691 quilos, e tem um alcance de 124 quilômetros ou mais. Pode transportar uma ogiva de 224 quilos.
Um livro publicado pelo Carnegie Endowment for International Peace em 2002 disse que Israel estava tentando armar seus submarinos com mísseis nucleares teleguiados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.