| hmin
O nome do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) morto em Bagdá em um ataque a bomba em agosto, está entre os finalistas para o prêmio de direitos humanos da União Européia. A informação foi divulgada nesta quarta, dia 1°, pelo Parlamento Europeu. O vencedor deve ser conhecido em 16 de outubro, e o prêmio deverá ser entregue em uma cerimônia na Assembléia em Strasburgo, França, em dezembro.
O inspetor de armas da ONU Hans Blix e o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei, também concorrem à láurea. A Organização das Nações Unidas, como entidade, também foi escolhida para concorrer ao prêmio, numa homenagem aos funcionários mortos em um ataque no Iraque. O outro candidato escolhido é o jornalista iraniano Akbar Ganji, preso em abril de 2000 por supostamente fazer propaganda contra o sistema islâmico.
O prêmio é oferecido anualmente pela Assembléia da UE a pessoas ou organizações que tiveram impacto no campo dos direitos humanos. Entre os ganhadores de anos anteriores estão Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, e Aung San Suu Kyi, líder pró-democracia de Mianmar.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.