| 22/09/2003 07h55min
A explosão de um carro-bomba nesta segunda, dia 22, no estacionamento do quartel-general das Nações Unidas, em Bagdá, matou o autor do ataque e um guarda iraquiano da segurança. Militares informaram que mais de oito pessoas ficaram feridas na explosão.
O ataque aconteceu às 8h10min (1h10min de Brasília), a cerca de 250 metros do quartel-general das Nações Unidas, e destruiu pelo menos seis outros veículos. O carro-bomba explodiu logo após entrar no estacionamento do prédio e ser parado por um guarda iraquiano da segurança antes de alcançar o principal posto de controle do terreno.
Forças dos Estados Unidos estavam auxiliando o pessoal da guarda iraquiana no quartel-general no momento da explosão, mas não houve vítimas americanas.
O ataque coincide com a véspera da Assembléia Geral da ONU, em Nova York, que terá a participação de uma delegação do Iraque. Uma das representantes do Iraque na assembléia, Akila al-Hashemi – uma das três mulheres que fazem parte do Conselho Governante do Iraque – ficou gravemente ferida no sábado quando seu carro foi atacado por um homem armado em Bagdá.
Há um mês outro caminhão-bomba explodiu no QG das Nações Unidas em Bagdá, matando mais de 20 pessoas, incluindo o chefe da missão da ONU no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Os Estados Unidos disseram que a explosão do caminhão-bomba no mês passado foi provavelmente realizada por forças leais a Saddam Hussein ou ativistas ligados à rede Al-Qaeda de Osama bin Laden.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.