| 19/09/2003 08h16min
O ex-ministro iraquiano da Defesa, visto ao lado de Saddam Hussein na sua última aparição pública, se rendeu nesta sexta, dia 19, às tropas norte-americanas, segundo um mediador iraquiano. Hashim Ahmed era o número 27 na lista dos iraquianos mais procurados pelos EUA. Ele se entregou em uma casa de Mosul, no norte do país, segundo o ativista de direitos humanos Dawood Bagistani.
A notícia foi um alento para as tropas dos EUA no Iraque, depois de uma noite em que três soldados foram mortos e dois ficaram feridos por ataques de guerrilheiros perto de Tikrit, a cidade-natal de Saddam. Foi a ação mais letal em várias semanas contra a ocupação.
Um comandante norte-americano revelou que seus homens capturaram 40 iraquianos suspeitos durante o confronto, que durou toda a noite. Com a rendição de Ahmed, os EUA já prenderam ou mataram 40 das 55 pessoas mais procuradas do antigo regime. O ex-chefe do Exército aparece em um vídeo em que Saddam acena para a multidão em um subúrbio de Bagdá em 9 de abril, o dia em que as tropas norte-americanas ocuparam a cidade.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.