| hmin
Sob a acusação de ter vínculos com a rede Al-Qaeda, foi interrogado nesta segunda, dia 8, por um juiz espanhol um correspondente da TV árabe Al Jazeera que entrevistou Osama bin Laden pouco depois dos ataques de 11 de setembro. Tayseer Alouni foi detido na semana passada na casa dele em Granada (sul da Espanha) por ordem do juiz Baltasar Garzón. Alouni é acusado de pertencer à Al-Qaeda, acusação essa negada com veemência pela mulher e por colegas dele.
– A Al Jazeera condena essa prisão e pedimos a libertação imediata de nosso colega porque ele é um jornalista, apenas um jornalista – afirmou Ahamd Kamel, chefe de redação da TV em Bruxelas (Bélgica).
Alouni, um sírio que, segundo a Al Jazeera, possuía também cidadania espanhola, era acusado de ter passado mensagens secretas para integrantes da Al-Qaeda na Europa e de ter entregado dinheiro para eles, disseram membros do Judiciário espanhol. O jornalista era suspeito de pertencer à mesma célula de Imad Eddim Barakat Yarkas, conhecido como Abu Dahdah, atualmente detido na Espanha sob acusação de ter participado dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Alouni foi levado para Madri para ser interrogado por Garzón, juiz que ficou conhecido depois de ter conseguido deter, na Grã-Bretanha por vários meses, o ex-ditador chileno Augusto Pinochet. Garzón também conduz o caso de Dahdah.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.