| hmin
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Lee Jong-wook, advertiu especialistas nesta segunda, dia 8, sobre um possível ressurgimento do vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) neste ano.
– Nenhum de nós pode prever o que acontecerá neste ano. A Sars voltará ou não? – disse Lee Jong-wook durante um encontro regional da OMS em Manila, nas Filipinas. – Temos que nos preparar presumindo que ela voltará. Nosso desafio agora é reforçar as redes de vigilância que detectarão e lidarão com a Sars se ela voltar.
A Sars matou mais de 800 pessoas. Ela aparentemente passou de animais para humanos, no ano passado, no sul da China, onde a população costuma consumir carne de animais selvagens, e então espalhou-se pelo mundo através de viajantes.
– Estamos certos de que a transmissão do vírus de humanos para humanos parou em julho e ainda não voltou. Mas o vírus ainda está aí – declarou Peter Cordingley, chefe do setor de informação pública da OMS na região do Pacífico Ocidental. – Achamos que ele (o vírus) provavelmente está escondido na população animal selvagem no sul da China. Não há absolutamente garantias de que não romperá novamente a barreira de espécies e voltará.
Especialistas também não sabem se a Sars, que não tem cura conhecida, é uma doença confinada aos meses de inverno. Trabalho divulgado pelo Conselho Nacional de Inteligência, subordinado à direção da CIA (serviço de inteligência americano), afirma que a doença poderá voltar com a queda das temperaturas no Hemisfério Norte.
Na semana passada, cientistas de Cingapura divulgaram que desenvolveram um teste capaz de detectar o vírus em 15 minutos. No total, a doença contagiou cerca de 8,5 mil pessoas, abalou o crescimento econômico e causou prejuízo de bilhões de dólares para China.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.