| hmin
O diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear, Mohamed ElBaradei, pediu nesta quarta, dia 3, que países como Estados Unidos e China se apressem em ratificar um tratado global contra testes nucleares. O apelo foi feito em um texto apresentado a uma conferência de três dias, em Viena, que tenta acelerar a entrada em vigor do Tratado Abrangente pela Proibição de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês).
– Uma proibição permanente e controlada de todos os tipos de testes com explosivos nucleares é um item importante da agenda internacional de segurança no próximo meio século – disse ElBaradei.
Segundo ele, mais de 2 mil detonações nucleares tiveram lugar desde 1945, e as mais recentes foram em 1998. O CTBT foi adotado em Nova York em setembro de 1996.
Até agora, 168 países assinaram o tratado e 104 o ratificaram, mas ele só vai entrar em vigor quando os 44 países que participaram da conferência de 1996 e supostamente são capazes de produzir armas nucleares o ratifiquem. Ainda faltam as confirmações de 12 países – Estados Unidos, China, Colômbia, Coréia do Norte, República Democrática do Congo, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Paquistão e Vietnã.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.