| hmin
O número de mortos na investida norte-americana contra uma milícia talibã no Afeganistão pode ter chegado a 50 nesta segunda, dia 25. A informação foi divulgada pelo porta-voz do governo afegão, Hamdullah Watandoost:
– As mortes foram resultado de um pesado bombardeio por tropas dos EUA e de ataque por terra por forças do governo. Nós vimos entre 40 e 50 corpos.
Aviões das forças lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão bombardearam posições do Talibã na região central daquele país. Tropas do governo capturaram dezenas de supostos rebeldes.
Mais de 450 soldados do governo afegão e dezenas de militares norte-americanos, com o apoio de aeronaves, perseguiam 600 guerrilheiros do talibãs na região de Dai Chopan, na Província de Zabul. Segundo o chefe de polícia, Juman Khan, 40 suspeitos haviam sido detidos. Entre eles, há moradores inocentes da região.
Desde o último sábado, não havia nenhum contato com integrantes do Talibã. Naquele dia, cinco soldados do governo foram mortos em uma emboscada realizada por um grupo de guerrilheiros que perdeu quatro homens no combate que se seguiu ao ataque.
Khan descreveu essa força do Talibã, espalhada por um terreno montanhoso, como uma das maiores concentrações do grupo desde a deposição da milícia, no final de 2001, durante um ataque liderado pelos EUA. O chefe de polícia afirmou que, entre os combatentes em fuga, havia pessoas acusadas de envolvimento nos ataques de sexta-feira e de sábado nas Províncias de Zabul e Uruzgan.
A operação em Dai Chopan ocorre depois de uma onda de violência ter atingido o Afeganistão. Em duas semanas, mais de cem pessoas foram mortas no país, muitas em ataques atribuídos ao Talibã.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.