| hmin
Militantes palestinos realizaram no domingo, dia 24, seu pior ataque com foguetes dentro de Israel, em desafio às ações da Autoridade Palestina contra os grupos e os esforços dos Estados Unidos para brecar a violência que ameaça o plano de paz para o Oriente Médio. Um foguete Qassam 2, produzido pelo grupo militante Hamas, caiu perto de uma estação de salva-vidas na praia de Zikim, a oito quilômetros ao norte da Faixa de Gaza, mas não causou danos, disseram fontes militares de Israel.
– É a distância mais profunda que um Qassan atingiu dentro de território israelense – disse a fonte militar. O local do impacto fica ao sul da cidade de Ashkelon.
O ataque ocorreu após o início, sob pressão dos EUA, do que Dahlan chamou de ``medidas de segurança'' que incluem o fechamento de diversos túneis usados por militantes para contrabandear armas do Egito para o sul de Gaza. Diversos suspeitos foram presos.
No campo político, a Autoridade Palestina foi balançada pelo parece ter sido uma tentativa do presidente Yasser Arafat de enfraquecer o chefe da segurança palestina, Mohammed Dahlan, que tem apoio dos EUA e prometeu "restaurar a lei e a ordem'' na Faixa de Gaza.
A facção Fatah, de Arafat, aprovou a indicação de Nasser Yousef para o Ministério do Interior, com grandes poderes sobre a segurança. A medida é um aparente desafio à autoridade de Dahlan. O primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, ainda precisa aprovar a indicação de Yousef, que é considerado próximo de Arafat.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.