| hmin
As taxas de aprovação do presidente dos EUA, George W. Bush, caíram aos níveis em que se encontravam antes da guerra contra o Iraque, segundo pesquisa de opinião divulgada nessa quinta, dia 7. Bush almeja a reeleição nas eleições de 2004. A aprovação geral de Bush caiu de 58% em julho para 53%, ao passo que 37% dos entrevistados disse desaprovar a maneira como ele conduz seu cargo. A pesquisa, elaborada pelo Centro de Pesquisas Pew, entrevistou 2.528 americanos.
Segundo os organizadores da pesquisa, a taxa de desaprovação é a maior que o presidente já teve desde que assumiu o cargo, há quase três anos. Logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a taxa de aprovação de Bush bateu nos 86%. Decaiu durante a maior parte do ano de 2002 e início de 2003. No auge da guerra contra o Iraque, subiu novamente, alcançando 74%.
A pesquisa da Pew registrou grande aumento na taxa de pessoas que consideram a maior prioridade da presidência a economia, e não o terrorismo – a economia ficou com 57%, enquanto o terrorismo é a maior preocupação de 27% dos entrevistados.
De acordo com o levantamento, a percepção a respeito das operações americanas no Iraque ficou mais negativa, mas a grande maioria (63%) ainda apóia a decisão de Bush de usar a força para derrubar o presidente do Iraque, Saddam Hussein. A pesquisa nacional foi feita entre os dias 14 de julho e 5 de agosto e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.