| hmin
O vice-secretário de Defesa dos Estados Unidos, Paul Wolfowitz, advertiu os estrangeiros a não interferir no Iraque em uma declaração dirigida nesta segunda, dia 21, aos vizinhos do território do ex-ditador Saddam Hussein e a supostos combatentes estrangeiros que possam ter entrado naquele país. Wolfowitz, um dos arquitetos da invasão liderada pelos Estados Unidos para derrubar o antigo regime iraquiano, disse que Washington iria, no entanto, acolher bem a ajuda externa.
– Acho que todos os estrangeiros devem parar de interferir em assuntos internos do Iraque. Aqueles que querem vir e ajudar são bem-vindos. Acho que nosso sucesso terá uma influência positiva não apenas no Iraque mas em toda a região – disse.
A Casa Branca advertiu várias vezes os países vizinhos – em particular o Irã e a Síria – a manterem-se longe das questões internas iraquianas. Teerã rebateu dizendo que Washington estava sendo hipócrita, já que tinha invadido o país.
O Exército dos EUA também afirmou que alguns combatentes estrangeiros haviam tentado fugir do Iraque para preparar ataques. Durante a guerra, muçulmanos estrangeiros entraram em confronto com soldados norte-americanos ao lado de militantes iraquianos.
As forças dos EUA enfrentam uma onda de ataques de guerrilhas desde que Saddam foi deposto. Emboscadas já mataram 38 soldados desde 1º de maio, dia em que o presidente norte-americano, George W. Bush, deu por encerrados os ataques.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.