| hmin
Frustrado com o fracasso diplomático para evitar a guerra contra o Iraque, o papa João Paulo II pediu a criação de novas leis internacionais visando prevenir futuros conflitos. A informação foi divulgada nesta quinta, dia 17, pelo Vaticano.
Ele escolheu o direito internacional como tema para o próximo Dia Mundial da Paz, que será comemorado em 1° de janeiro de 2004, disse o comunicado. O pontífice foi uma das vozes antiguerra mais contundentes durante os preparativos para a invasão ao Iraque liderada pelos Estados Unidos.
– A recente guerra contra o Iraque mostrou claramente a fragilidade do direito internacional, especialmente quando se trata do trabalho da Organização das Nações Unidas – disse o Vaticano.
– A humanidade enfrenta um desafio crucial: se falhar em criar instituições verdadeiramente eficientes para evitar o castigo da guerra, o risco é de que a força prevaleça sobre o direito – acrescentou.
O papa esforçou-se para tentar evitar a guerra nos meses que precederam o ataque contra o Iraque, encontrando figuras importantes como o premiê britânico, Tony Blair, o ex-vice-premiê iraquiano Tareq Aziz e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.