| 13/07/2003 15h51min
O Conselho de Governo do Iraque, apoiado pelos Estados Unidos, realizou neste domingo, dia 13, sua sessão inaugural, ressaltando o início de uma nova era com a abolição de feriados nacionais que honravam Saddam Hussein e criando um novo para lembrar a data de sua queda. O conselho interino, formado por 25 membros, tem poder de designar ministros, aprovar o orçamento nacional e rever leis. Mas a autoridade final continua a cargo das forças de ocupação que governam o Iraque desde que forças lideradas pelos EUA derrubaram Saddam, em 9 de abril.
Ainda não está claro se os iraquianos comuns acham que o conselho pode representar seus interesses. Mas o grupo representa aproximadamente a composição étnica e religiosa do Iraque e dá maioria aos muçulmanos xiitas, em contraste com a posição deste grupo durante o governo de Saddam. Saddam e a maioria de sua elite eram muçulmanos sunitas, que marginalizavam os xiitas.
Durante o encontro do conselho em um edifício em
Bagdá, os militares dos EUA
disseram que lançaram uma nova operação para impedir ataques contra as forças no Iraque.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.