| hmin
Os Estados Unidos libertaram neste domingo 11 soldados da Turquia capturados no norte do Iraque. A prisão dos militares ameaçou inflamar as tensões entre os dois aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou a agência estatal de notícias Anatolian.
A agência informou que os soldados, que foram capturados na cidade de Sulaimaniya, no norte do Iraque, e levados para Bagdá, deverão ficar na capital do país durante a noite por causa de problemas de segurança. Eles deverão ser levados de volta para Sulaimaniya nesta segunda, dia 7.
A libertação ocorre após o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, ter conversado com o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, por telefone, mais cedo neste domingo, para tentar acalmar a tensão entre os países, agravada pela invasão norte-americana no Iraque.
A Turquia afirma que os 11 soldados estavam entre as 24 pessoas detidas em Sulaimaniya, na sexta, dia 4, e levadas para Bagdá. Segundo informações dos militares norte-americanos, vários soldados tidos como turcos foram presos depois de uma incursão na região norte do país.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.