| 01/07/2003 10h07min
Uma bomba explodiu em uma mesquita no sul do Afeganistão durante as preces noturnas ferindo 10 pessoas, três delas gravemente. A explosão atingiu o local no momento das orações da noite dessa segunda, dia 30, segundo Khalid Pashtun, porta-voz do governo de Kandahar.
Pashtun acusa remanescentes do Talibã de terem plantado a bomba e disse que o pregador da mesquita, Mawlavi Abdullah Fayaz, havia rejeitado recentemente um pedido da milícia para uma Jihad, ou guerra santa, contra o governo.
– Fayaz era o alvo porque ele também lidera o conselho Ulema de Kandahar – disse Pashtun, referindo-se ao conselho de clérigos da cidade que apóia o governo do Afeganistão, assegurado pelos Estados Unidos.
Kandahar é um antigo reduto do Talibã, que foi derrubado do poder pelas forças lideradas pelos EUA no final de 2001, após os ataques de 11 de setembro. Nos últimos meses, uma série de ataques contra soldados internacionais e do governo e contra agências de assistência vem ocorrendo na cidade e em outras partes do sul do Afeganistão. Segundo Pashtun, o Talibã começou uma campanha para atingir os simpatizantes do governo do presidente Hamid Karzai.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.