| hmin
Tropas dos Estados Unidos prenderam o administrador da cidade sagrada xiita de Najaf nesta segunda, dia 30, por acusações de seqüestro, contenção de reféns e crimes financeiros. Abu Haydar Abdul Mun'im havia sido indicado pelo próprio comando militar norte-americano para governar Najaf, que fica a cerca de 150 quilômetros ao sul de Bagdá. Mun'im, muçulmano sunita, já havia provocado os xiitas, que são maioria na região.
Outras 61 pessoas que o acompanhavam, incluindo seguranças, também foram detidos, afirmou um porta-voz da administração iraquiana liderada pelos EUA.
– Temos dito por diversas vezes que cometeríamos erros durante este processo. E devido ao seu comportamento, ficou claro que foi um erro indicá-lo. Essa é uma mensagem para todos os administradores. Eles não ficarão impunes por suas ações – disse o porta-voz em entrevista coletiva.
A prisão foi requisitada por um juiz e um promotor local. Mun'in será julgado de acordo com as leis iraquianas. Os comandantes militares dos EUA e da Grã-Bretanha indicaram uma série de administradores locais após a queda de Saddam Hussein em abril, e os resultados não tem sido satisfatórios. Os britânicos sacaram do poder o governador de Basra após chefes tribais não aprovarem seu nome.
O vice-administrador interino de Najaf substituirá Mun'in até que o conselho de 22 membros indique um novo nome. Segundo o porta-voz, as acusações foram feitas por testemunhas, vítimas e os próprios militares. Mun'in também foi indiciado por pressionar funcionários do governo a cometer crimes financeiros e atacarem uma autoridade de banco.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.