| hmin
Israel iniciou neste domingo, dia 29, a retirada de tropas da Faixa de Gaza, cumprindo o acordo que prevê a entrega de partes do território para controle de segurança palestino. Esse é um grande passo em direção ao mapa da paz proposto pelos Estados Unidos, Organização das Nações Unidas (ONU) e Rússia.
Testemunhas afirmaram que blindados israelenses partiram lentamente de Beit Hanoun, no norte de Gaza, em direção à fronteira israelense. A retirada começou horas depois que os dois principais grupos militantes palestinos, o Hamas e a Jihad Islâmica, declararam um cessar-fogo de três meses com Israel. As duas facções já mataram centenas de israelenses com homens-bomba, no que eles mesmos chamam de resistência à ocupação.
Segundo o acordo, Israel também cessará as incursões-relâmpago e desmontará postos militares que paralisaram a vida dos palestinos. Mas as forças israelenses continuarão protegendo os acampamentos judaicos na Faixa de Gaza. O exército israelense ainda não fez declarações sobre o início da retirada. Mais cedo, logo após um raro encontro entre os dois lados do conflito para coordenar a transição, os israelenses afirmaram ter planejado uma "redistribuição das tropas" a partir de Beit Hanoun.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.