| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, pediu nesta sexta, dia 20, que Israel e palestinos fortaleçam o plano de paz chegando a um acordo sobre a retirada das tropas israelenses de Gaza e da cidade de Belém, na Cisjordânia.
– Nosso foco está no mapa da paz e em andar o mais rápido possível para lidar com a situação em Gaza e Belém – disse Powell em entrevista coletiva conjunta com o premiê palestino Mahmoud Abbas.
– Acho que esse será um primeiro passo muito importante e poderoso – disse Powell pouco depois de um israelense ter morrido e três pessoas ficarem feridas numa emboscada palestina na Cisjordânia.
Após concordarem com o "mapa da paz" na cúpula de 4 de junho, israelenses e palestinos vêm negociando a transferência do controle militar na região. As negociações cessaram devido ao cenário de violência em que mais de 50 pessoas de ambos os lados morreram.
Powell afirmou que, com tropas palestinas ocupando as cidades, a população de Gaza poderá ter mais "confiança de que organizações como o Hamas e outros grupos terroristas não têm a resposta certa".
Israel afirmou que Gaza e Belém servirão como um campo de testes para a Autoridade Palestina provar sua habilidade em evitar ataques a israelenses, uma das condições-chave do plano de paz, que prevê a criação de um Estado palestino até 2005.
O secretário norte-amercano exortou a Autoridade Palestina a não esperar que os grupos radicais anunciem uma trégua nos ataques contra Israel para assumir sua responsabilidade pela segurança na Faixa de Gaza e em Belém.
Powell encontrou-se com Abbas depois de reunir-se, em Jerusalém, como o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.