| hmin
Israelenses e palestinos retomam na noite deste sábado, dia 14, as negociações sobre segurança, apesar da violência mútua dos últimos dias, que deixou mais de 50 mortos. O encontro coincide com uma nova missão diplomática norte-americana destinada a salvar o plano de paz. O principal ponto da reunião deve ser a proposta israelense de se retirar de algumas partes da Faixa de Gaza em troca de os palestinos controlarem seus militantes violentos.
É a primeira reunião desse tipo desde que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, apresentou formalmente o plano a ambas as partes, em uma reunião de cúpula na semana passada. Israel, no entanto, promete travar uma guerra contra o grupo palestino Hamas, que, por sua vez, promete se vingar com mais atentados suicidas.
Neste sábado, as forças israelenses aumentaram as restrições aos deslocamentos na Faixa de Gaza e invadiram o campo de refugiados de Tulkarm, na Cisjordânia, onde quatro palestinos teriam ficado feridos.
Em reuniões anteriores, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, já havia proposto uma retirada parcial do norte da Faixa de Gaza, onde em compensação a polícia palestina deveria conter os militantes. O premiê palestino, Mahmoud Abbas, rejeitou a oferta, dizendo que antes precisa negociar um acordo com o Hamas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.