| hmin
Soldados norte-americanos encontraram ossos nesta quarta, dia 4, em um local de Bagdá bombardeado em abril. Novas buscas foram realizadas para averiguar se Saddam Hussein e seus filhos sobreviveram a uma tentativa de matá-los com bombas "arrasa-bunker". O general David McKiernan, chefe das operações militares no Iraque, disse que as buscas anteriores no local bombardeado, que fica no elegante bairro de Mansour, não foram exaustivas, e que legistas ainda precisam examinar o material recolhido.
– Se temos informações levando à possibilidade de que alguém como Saddam Hussein está no local, vamos explorá-las. É isso que estamos fazendo – afirmou.
Oito semanas depois de as tropas norte-americanas terem ocupado Bagdá, o paradeiro de Saddam e de seus dois filhos, Uday e Qusay, continua cercado de mistério. Várias casas do bairro de Mansour foram destruídas em 7 de abril por quatro bombas. Na ocasião, os norte-americanos suspeitavam que Saddam e seus filhos estavam reunidos na região.
Mas, desde então, vários iraquianos dizem ter visto Saddam, num sinal de que ele teria sobrevivido. No dia 9 de abril, ele teria sido visto perto de uma mesquita no bairro de Adhamiya. Imagens dele no local chegaram a circular, mas não se sabe se eram autênticas ou recentes. McKiernan disse que ainda são necessárias mais buscas para descobrir qualquer pista sobre Saddam.
– Fizemos isso inicialmente, mas talvez não em grande detalhe, e por isso estamos enviando reforços à área para procurar – afirmou.
Moradores de Mansour dizem que vários civis morreram no bombardeio. A maioria acrescenta que não sabe se Saddam ou seus filhos estavam entre as vítimas, mas alguns garantem que o viram com vida depois do ataque. Escavadeiras e guindastes estão sendo usados pelos norte-americanos para limpar a área, o que permitirá aos legistas completar a busca. McKiernan disse que a retirada dos destroços pode levar várias semanas.
– É um grande buraco. Há muito entulho por toda parte – concluiu.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.