| hmin
A polícia francesa dispersou neste sábado, dia 31, com o uso de gás lacrimogêneo centenas de pessoas, no primeiro grande protesto antes da cúpula do G8, grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia. Testemunhas disseram que o incidente ocorreu após os manifestantes marcharem para um acampamento anti-G8 perto da fronteira entre a França e a Suíça para bloquear um edifício onde ativistas do Partido Socialista francês estavam reunidos.
Esse foi o primeiro confronto em uma série de marchas que, segundo os líderes dos manifestantes e a polícia, seriam pacíficas e ocorreriam durante a cúpula de três dias que começa no domingo, em Evian. Autoridades dos dois lados da fronteira, temerosos de uma repetição da violência que tomou conta da cúpula na Itália, há dois anos, montaram uma maciça operação de segurança. Cerca de 25 mil policiais e agentes de segurança estão envolvidos no esquema.
Os manifestantes acusam os líderes do G8 de atuar como ''mestres do universo'' e dizem que os líderes das nações mais pobres – o que inclui o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva – não vão conseguir nada além de migalhas dos demais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.