| 31/05/2003 11h14min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez uma visita aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau neste sábado, dia 31. Com ar consternado, fez uma pausa nas ruínas de uma câmera de gás nazista e aproveitou para reafirmar sua missão de enfrentar ditadores "do mal" e o terrorismo.
– A humanidade precisa se unir para lutar contra esses impulsos obscuros. Estes locais são um triste lembrete do poder do mal e da necessidade de se resistir ao mal – declaroun Bush no enorme complexo onde os invasores alemães nazistas cometeram genocídio durante a Segunda Guerra Mundial.
O norte-americano foi à Polônia citando o Holocausto como "uma das maiores lições do passado'', na tentativa de encontrar justificativa para o uso da força militar no Afeganistão e no Iraque. O país, ex-integrante do bloco soviético, apoiou a invasão do território iraquiano liderada pelos EUA.
Quase 1,5 milhão de pessoas, na maior parte judeus, foram mortas nos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, localizados nos arredores da cidade que hoje é conhecida como Oswiecim. Os judeus consideram Auschwitz seu maior cemitério e o principal símbolo do Holocausto.
Bush foi o primeiro presidente norte-americano em exercício a visitar o local desde 1975, quando Gerald Ford esteve por lá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.