| hmin
O primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, previu nesta quinta, dia 29, que o grupo Hamas vai interromper seus ataques contra Israel até a próxima semana, medida que melhoraria as perspectivas do processo de paz. O comentário de Abbas foi feito em entrevista a um jornal israelense, horas antes de uma reunião dele com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, em que ambos devem estabelecer as bases do encontro tripartite com o presidente norte-americano, George W. Bush, marcado para 4 de junho, na Jordânia.
Um cessar-fogo do Hamas seria um passo importante na implantação do acordo de paz proposto pelos Estados Unidos.
– Minha avaliação é que até a próxima semana haverá um cessar-fogo para conter o terrorismo tanto dentro da Linha Verde, em Israel, quanto nos territórios da faixa de Gaza e Cisjordânia – afirmou Abbas.
Segundo fontes diplomáticas, Sharon está disposto a oferecer a Abbas a retirada gradual de tropas israelenses estacionadas no norte da faixa de Gaza e em uma cidade da Cisjordânia, o que serviria de teste para a desocupação. A retirada seria ampliada se as forças de segurança palestinas conseguissem conter os militantes separatistas nessas áreas, disseram as fontes.
Na entrevista ao jornal Yedioth Ahronoth, Abbas afirmou que aceitaria essa proposta de Sharon, mas deve pedir também o fim das incursões militares em áreas palestinas e a libertação de milhares de prisioneiros. Os dois líderes se reúnem na noite desta quinta em Jerusalém pela segunda vez desde que o moderado Abbas assumiu o recém-criado cargo de premiê.
Na próxima semana, Abbas e Sharon se reúnem com Bush na cidade portuária de Aqaba (sul da Jordânia) para discutir o plano de paz, que prevê a adoção de medidas mútuas de confiança até a criação do Estado palestino, no máximo em 2005.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.