| hmin
Soldados dos Estados Unidos desarmaram uma milícia filiada ao político iraquiano pró-EUA, Ahmed Chalabi, como parte de uma campanha para impor a ordem no Iraque. A informação foi divulgada por uma autoridade neste domingo, dia 25.
Mas combatentes do maior grupo islâmico xiita, treinados pelo Irã, reagiram com desconfiança ao ultimato norte-americano, que obriga os iraquianos a entregarem suas armas até 14 de junho. No Iraque reina o caos desde que as forças lideradas pelos Estados Unidos derrubaram Saddam Hussein no mês passado. Os iraquianos reclamam que o crime atingiu níveis inéditos na história moderna do país.
– Os militares norte-americanos dissolveram as Forças Livres Iraquianas (FLI) e desarmaram seus combatentes – disse Entifadh Qanbar, porta-voz do Congresso Nacional Iraquiano, agremiação de Chalabi.
As FLI, com menos de 700 combatentes armados com rifles de assalto e lança-granadas, estavam trabalhando sob o comando dos Estados Unidos.
– As Forças Livres foram úteis aos americanos e nós esperávamos que as forças aliadas usassem a oportunidade para expandir as FLI sob seu comando. Mas eles não fizeram isso, pelo contrário, as dissolveram e as desarmaram – disse Qanbar.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.