| hmin
O administrador norte-americano Paul Bremer disse nesta quarta, dia 21, que a conferência nacional para escolha da autoridade interina do Iraque provavelmente será realizada em julho, mais de um mês depois da data planejada. Um encontro de iraquianos realizado em abril em Bagdá concordou com a realiação da conferência nacional no final de maio.
O adiamento foi anunciado após o surgimento de diferenças entre Bremer e líderes políticos iraquianos que exigem uma rápida transferência de poder para um governo formado apenas por iraquianos.
Alguns grupos iraquianos acusam Washington de adiar o processo de transferência de poder. Eles dizem que o vácuo de poder no Iraque atrasa a reconstrução da infra-estrutura do país e contribuiu para a falta de lei que assusta os moradores.
Em entrevista na prisão de Al Karkh, preparada para voltar a receber prisioneiros esta semana, Bremer disse que estão sendo feitos esforços robustos para restaurar a lei e a ordem.
– Queremos um governo representativo de todo o povo iraquiano. Esse é o processo em que estamos agora. Estamos nos movimentando o mais rápido que podemos.
Até agora, os saqueadores presos desde a queda de Saddam Hussein ficam detidos por 21 dias em uma instalação no principal aeroporto internacional de Bagdá e depois são libertados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.