| hmin
Milhares de iraquianos tomaram as ruas de um subúrbio de Bagdá nesta segunda, dia 19, para exigir um novo governo no país e a retirada das forças norte-americanas.
A manifestação, de xiitas em sua maioria, ressaltou o crescente descontentamento com a administração ocidental no Iraque e com a velocidade com que o poder está sendo transferido de volta aos iraquianos desde a queda de Saddam Hussein. Os manifestantes pediram unidade entre os muçulmanos e um governo iraquiano.
– Não venderemos este país. Queremos homens honestos para o Iraque, não ladrões – dizia uma faixa.
A maioria xiita era perseguida durante a administração de Saddam, de origem sunita. Enquanto muitos estão aliviados com a queda do ex-líder, eles se assustam com os saques, falta de lei e de serviços essenciais que se seguiram à guerra.
O administrador norte-americano Paul Bremer tem insistido que trabalha na criação de uma autoridade iraquiana interina, mas grupos iraquianos acusam Washington de se distanciar de suas promessas de entregar o poder.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.