| hmin
Sete instalações nucleares no Iraque foram danificadas ou quase destruídas por saques, com arquivos científicos e contêineres desaparecidos, divulgou nesteo sábado, dia 10, o jornal Washington Post. As instalações foram aparentemente danificadas no início de abril, quando as forças norte-americanas começaram a avançar em direção a Bagdá, afirma o diário.
Depósitos foram completamente destruídos por pilhagens e incêndios, segundo informações do tenente-coronel Charles Allison ao jornal. Allison comandou uma equipe de inspeção da instalação nuclear Ash Shaykhili, 16 quilômetros de Bagdá.
No início desta semana, a agência de vigilância nuclear das Nações Unidas informou que pediu aos Estados Unidos que autorizem sua missão no Iraque para investigar informações de saques das instalações nucleares do país. A Agência de Energia Atômica Internacional disse ter ouvido relatos "inquietantes'' e estava preocupada que o material radioativo das instalações fosse usado na produção de chamadas bombas sujas.
A Agência pediu aos Estados Unidos no mês passado para assegurarem a proteção das instalações contra saqueadores no caos que se seguiu ao fim do governo de Saddam e Washington garantiu às Nações Unidas que impediria a remoção do material desses locais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.