| hmin
Durante visita à França, o secretário de Justiça dos Estados Unidos, John Ashcroft, prometeu nesta terça, dia 6, perseguir os ladrões que roubaram os tesouros dos museus iraquianos em saques ocorridos depois da queda do ditador Saddam Hussein. Segundo ele, a Interpol está determinada a recuperar os artefatos.
O secretário falou no último dia da conferência da polícia internacional sobre os saques. Essa foi a primeira vez que uma autoridade norte-americana de alto escalão esteve na França desde que o país divergiu do ataque ao Iraque. De acordo com Ashcroft, há evidências de que gangues do crime organizado são as responsáveis pelos roubo das relíquias.
– A partir da evidência que emergiu, há forte indicações de que os saques e os roubos de artefatos foram perpetrados por grupos criminosos organizados, criminosos que sabiam precisamente o que estavam procurando – disse Ashcroft.
Aschcroft ressaltou que os criminosos podem ter
levado os objetos para fora das fronteiras
iraquianas, mas mesmo assim não deverão escapar do alcance da Justiça. O Museu Nacional do Iraque tinha milhares de objetos raros e documentos sobre o desenvolvimento da humanidade na antiga Mesopotâmia, uma das primeiras civilizações do mundo. A população do país reclama da falta de segurança após a guerra e diz que os soldados norte-americanos não fizeram nada para evitar o caos.
As inforamções são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.