| hmin
Os Estados Unidos informaram nesta terça, dia 29, estarem dando cabo às suas operações militares na Arábia Saudita e removendo praticamente todas as forças no país após a guerra no Iraque. Apenas alguns dos 10 mil soldados permanecerão em território saudita para atividades de treinamento.
A medida encerra um relacionamento iniciado em 1991, quando os EUA usaram a Arábia Saudita como base de lançamento para expulsar as tropas iraquianas do Kuwait, na Guerra do Golfo. As bases no país continuaram sendo usadas depois da guerra no policiamento da "zona de exclusão aérea'' no sul do Iraque.
A presença de tropas ocidentais no país – onde ficam os locais mais sagrados do Islã – irrita muitos sauditas, que também não gostam do apoio dos EUA a Israel. A estada norte-americana está entre os primeiros motivos apresentados por Osama bin Laden para justificar os ataques contra os EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.