| hmin
A rede de notícias norte-americana CNN informou nesta quinta, dia 24, que a Coréia do Norte teria admitido possuir armas nucleares. Fontes ligadas às negociações entre Washington e Pyongyang, em Pequim, na China, garantiram terem assistido ao chefe da delegação norte-coreana, Li Gun, anunciar, em tom rude e ousado, que seu país tem armas atômicas e está disposto a testá-las brevemente.
Oficialmente, a Coréia do Norte nega que disponha de tal arsenal e diz que a retomada do programa nuclear, anunciada no ano passado, tem propósitos pacíficos.
Na reunião de Pequim, porém, o negociador Li Gun teria revelado possuir as bomas, para disparar, em seguida, contra subsecretário de Estado dos EUA para a Ásia, James Kelly:
- O que vocês vão fazer a respeito disso?
Segundo a CNN, o representante norte-coreano assegurou que o governo de seu país estaria pronto a considerar a desativação de seu programa nuclear se o EUA assinassem um acordo no qual prometessem não atacar a Coréia do Norte. Desativar armas nucleares, no entanto, seria impossível, segundo Li Gun.
O encerramento das conversações um dia antes do previsto foi anunciado pelo Secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, que não explicou o motivo da antecipação. Powell adiantou, apenas, que os norte-americanos não se intimidariam com "pronunciamentos belicosos" e que Washington mantém todas as opções na mesa para lidar com a crise criada pela retomada do programa nuclear norte-coreano.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.