| hmin
Pela primeira vez desde a invasão norte-americana, uma equipe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) entrou no norte do Iraque nesta quarta, dia 23.
De acordo com autoridades da instituição, cinco representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Programa Alimentício Mundial (PAM) atravessaram a fronteira entre a Turquia e o Iraque. A porta-voz do Unicef, Ruth Leona, anunciou que outro grupo com 28 representantes deverá sair de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, e chegar ao território iraquiano.
A volta da ONU ao país foi adiada em mais de uma semana, após as Forças Armadas dos EUA informarem que não podiam garantir a segurança dos enviados. Os representantes internacionais foram retirados do Iraque pouco antes do início do ataque armado norte-americano.
O retorno desta primeira leva de equipes internacionais abre caminho para que todas elas retornem e assumam as funções que tinham antes da guerra, disse uma autoridade da ONU em Ancara, Turquia.
Outras 700 pessoas retiradas do Iraque que prestavam ajuda humanitária aguardam para serem transferidas. Eles devem se juntar a outros 3.400 iraquianos assim que a segurança permitir. A guerra interrompeu o fornecimento de alimentos ao Iraque, onde 60% da população depende do programa de Petróleo por Comida para se alimentar.
Um número cada vez maior de comboios de ajuda humanitária da ONU e de outras agências entram no Iraque vindos da Jordânia, carregando toneladas de alimentos e equipamentos médicos. O PAM informou nesta quarta que enviou mais de 38 mil toneladas de alimentos para o norte iraquiano a partir da Turquia desde que a assistência foi retomada neste mês.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.