| hmin
Forças britânicas no sul do Iraque reativaram a linha de trem da cidade portuária de Umm Qasr, neste sábado, dia 19, e pretendem usá-la para ajudar a distribuir suprimentos para a região central do Iraque. O trem será um elo entre o principal porto do Iraque – onde milhares de toneladas de alimentos aguardam para serem distribuídos – e a cidade de Basra. As forças britânicas esperam que as estradas depois de Basra estejam seguras em breve para permitir que a ajuda chegue a Bagdá.
Uma viagem-teste feita no sábado do porto, que fica perto da fronteira do Iraque com o Kuwait, percorreu apenas 30 dos 50 quilômetros até Basra, levando líderes locais, soldados e jornalistas, antes de voltar a Umm Qasr. Autoridades militares britânicas disseram que a segurança ainda é muito precária para que o trem vá até Basra, mas a intenção é levar comida e água para a segunda maior cidade do Iraque em breve.
A ajuda humanitária tem chegado ao Iraque através da Jordânia, Kuwait, Irã e Turquia, mas as forças norte-americanas e britânicas querem que o porto de Umm Qasr seja um ponto central de distribuição. Sob o programa petróleo por comida da ONU, o Iraque distribuía 480 mil toneladas de alimentos por mês em todo o país – quase a totalidade chegava ao porto de Umm Qasr.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.