| 16/04/2003 11h11min
A polícia grega disparou nesta quarta, dia 16, bombas de gás lacrimogêneo e foi atacada por manifestantes pacifistas com coquetéis molotov em Atenas, a poucos metros de onde ocorria uma cúpula da União Européia (UE).
Algumas horas antes, cerca de cem membros do Partido Comunista da Grécia ocuparam um escritório da empresa British Airways para protestar contra a participação da Grã-Bretanha na guerra contra o Iraque.
A polícia estimou que cerca de 7 mil manifestantes se envolveram no conflito ocorrido na praça Syntagma, região central de Atenas. A violência estourou quando os pacifistas tentaram romper os cordões de isolamento da polícia a fim de chegar mais perto do local onde se reuniam os 15 líderes da UE.
Depois de terem sido afastados da praça, os manifestantes dirigiram-se para um bairro próximo, onde há várias representações diplomáticas. Pedras, garrafas de tinta e mais coquetéis molotov foram jogados nas embaixadas italiana, francesa e britânica.
A reunião dos líderes do bloco europeu, mais o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, tem o objetivo de discutir a reconstrução do Iraque e a adoção de medidas para reaproximar países que se desentenderam em torno da guerra no Golfo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.