| hmin
A cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, foi sobrevoada por aviões de guerra dos EUA na madrugada desta quinta, dia 10 (horário local, noite de quarta no Brasil). Explosões ao longe podiam ser ouvidas próximo à cidade.
Um correspondente da agência Reuters em Chamchamal, cidade controlada por curdos, disse ter ouvido cerca de uma dúzia de vôos entre meia-noite e 1h30min (horário local, entre 6h e 7h30min em Brasília), além de várias explosões. Não se sabe exatamente onde as bombas caíram.
Chamchamal fica 35 quilômetros a leste de Kirkuk, rica em petróleo. Acredita-se que combatentes curdos Peshmerga estejam a menos de 10 quilômetros da cidade, que ainda é controlada por forças do governo iraquiano. Centenas de Peshmerga desembarcaram em Chamchamal, esperando tomar a cidade a leste no rastro do colapso do regime de Saddam Hussein em Bagdá, mas a Turquia está preocupada que o controle curdo de uma área tão estratégica possa encorajar a minoria curda em seu próprio território.
As forças especiais norte-americanas estiveram próximas de Kirkuk, bombardeando alvos iraquianos durante várias semanas. Tanto Kirkuk quanto Mosul, a terceira maior cidade do Iraque, a 165 quilômetros a noroeste, foram esmagadas pelos aviões de guerra dos EUA. Segudno o conselheiro político de Massoud Barzani, líder do Partido Democrata do Curdistão, Hoshiyar Zebari, as forças norte-americanas, aliada aos curdos, tomaram a montanha Magloub, a 15 quilôemtros a nordeste de Mosul, nas primeiras horas desta quarta, dia 9.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.