| 09/04/2003 09h58min
Mais de 7 mil militares dos Estados Unidos estão instalados no aeroporto de Bagdá desde a tomada do local, há cinco dias, após as batalhas com forças iraquianas. O aeroporto fica 19 quilômetros a oeste do coração da capital iraquiana.
Dezenas de helicópteros Black Hawk UH-60 e Apaches AH-64 estão pousados na pista e pelo menos três cargueiros C-130 aterrissaram nos últimos dias. O comando geral da 3ª Divisão de Infantaria estabeleceu sua central em uma antiga sala VIP dos militares iraquianos.
Os terminais de passageiros no lado civil poderão em breve ser ocupados por outros comandantes. Hangares e prédios que pertenciam à empresa Iraqi Airways foram ocupados por unidades de engenharia, equipes de combate de linha de frente, esquadrões médicos e forças especiais que coordenam o espaço aéreo do aeroporto.
– Estamos estabelecendo uma verdadeira cidade militar aqui nos arredores de Bagdá – admitiu o coronel John Peabody, comandante da Brigada de Engenharia da 3ª Divisão de Infantaria.
Nos próximos dias, deverão chegar outros milhares de soldados que estão terminando as operações contra a Guarda Republicana iraquiana e milícias Fedayeen nos arredores das cidades de Karbala, Najaf e Hilla, no sul. Estima-se que mais de 12 mil soldados – tanto da 3ª Divisão de Infantaria quanto da 101ª Divisão Aerotransportada – estarão estabelecidos nos 20 quilômetros quadrados de área do aeroporto dentro de três semanas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.