clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/04/2003 08h46min

Cerca de 2,5 mil soldados iraquianos se entregam às forças aliadas

Aproximadamente 2,5 mil soldados da Guarda Republicana de Saddam Hussein entregaram as próprias fardas aos oficiais dos Estados Unidos como forma de rendição. Às vesperas do assalto final à Bagdá, as forças militares norte-americanas se fizeram soberanas nos combates pelo Aeroporto Internacional da capital iraquiana, e pelo menos 320 iraquianos foram mortos. Às portas da principal cidade do Iraque, estrategistas das forças aliadas estudam a melhor forma de evitar os confrontos urbanos: em meio a prédios e entre uma população de 5 milhões de pessoas, o poderio militar anglo-americano passa a ser questionado.

Visando a evitar os enfrentamentos quarteirão a quarteirão, os EUA intensificarão os ataques aéreos para enfraquecer as defesas aéreas iraquianas que restam perto de Bagdá. A tomada do Aeroporto de Saddam Hussein possibilita que aeronaves dos aliados usem as duas pistas mantidas intactas apesar desses 16 dias de bombardeios e coloca a capital ao alcance de foguetes terrestres. E, óbvio, evita que o Iraque se valha do local para enfrentar os invasores.

Embora seja evidente o sucesso dos aliados nesta sexta, dia 4, o secretário de Defesa britânico alertou para a possibilidade de a Guarda Republicana do Iraque ter recuado para Bagdá com o objetivo de se reagrupar após a captura do aeroporto. Em declarações à Rádio BBC, Hoon aconselhou cautela nas previsões de uma iminente queda do governo iraquiano:

– Temos que levar em conta a possibilidade de que (a Guarda Republicana) tenha recuado para a cidade e esteja preparando suas defesas. Houve alguma resistência séria e isso pode muito bem voltar a acontecer dentro e ao redor de Bagdá – avaliou.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.