| hmin
Combatentes iraquianos dispararam contra forças dos Estados Unidos de dentro da mesquita Ali, em Najaf, importante santuário para os muçulmanos xiitas. Os militares norte-americanos, no entanto, não revidaram o ataque, afirmou nesta quarta, dia 2, um oficial no comando militar dos EUA no Catar.
– O uso da mesquita Ali pelo regime do Iraque para propósitos militares é apenas o último exemplo da estratégia contínua do regime de colocar locais sagrados em risco – disse o oficial.
A mesquita em Najaf, a cerca de 160 quilômetros ao sul de Bagdá, foi erguida em homenagem a Imam Ali Bin Abi Talib, primo e genro do profeta Mohammad (Maomé).
Soldados norte-americanos lançaram um grande ataque em Najaf, em busca das forças irregulares que apóiam o presidente Saddam Hussein e atingindo locais do partido governista Baath. O combate ocorreu enquanto as forças dos EUA avançaram em outras frentes. Fuzileiros navais norte-americanos cercaram Kerbala, outra cidade sagrada xiita, e tomaram controle de uma importante ponte sobre o Rio Tigre, perto de Kut (170 quilômetros a sudeste da Capital).
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.