| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, viajará nesta terça, dia 1º, para a Turquia e para a Bélgica, onde a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Européia (UE) têm suas sedes, disse nesta segunda, dia 31, uma autoridade dos Estados Unidos.
A autoridade, que pediu para não ser identificada, disse que o objetivo da viagem a Bruxelas era discutir as conseqüências da guerra no Iraque com a Otan e com líderes europeus. Não estava claro quem Powell iria encontrar.
Em Ancara, o secretário tentará emendar as relações com a Turquia, prejudicadas após a rejeição, pelo Parlamento turco, de uma solicitação dos EUA para usar território turco em uma frente norte de invasão ao Iraque.
Os EUA e a Turquia concordaram que soldados turcos só poderiam entrar no norte do Iraque em coordenação com forças norte-americanas. Curdos locais, aliados dos EUA, se opõem vigorosamente a uma presença militar turca na área.
O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, afirmou na segunda-feira que a Turquia não tinha planos de agir unilateralmente no norte do Iraque contra os interesses de forças dos EUA e grupos curdos, mas que tinha que se defender contra quaisquer infiltrações "terroristas".
Esta será a primeira viagem de Powell à Europa desde sua ida a Davos, na Suíça, em janeiro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.