| 31/03/2003 07h56min
Centenas de fuzileiros navais dos Estados Unidos começaram nesta segunda, dia 31, a cercar a periferia da cidade de Nasiriya, ao sul do Iraque, quarteirão por quarteirão, para acabar com bolsões de resistência. Fontes militares qualificam a manobra como uma mudança de tática.
O correspondente da Reuters Adrian Croft afirmou que novas unidades trazidas para reforçar os fuzileiros deixaram seu acampamento antes do amanhecer em uma primeira patrulha pela periferia da cidade, localizada a 375 quilômetros de Bagdá.
Os fuzileiros entraram na cidade de maneira cautelosa por meio de um complexo de prédios baixos e por espaços abertos que pareciam ser um campo de treinamento militar. Eles não encontraram resistência e o campo parecia estar abandonado, apesar dos disparos de artilharia terem sido ouvidos na cidade durante a noite.
Muitos dos edifícios tinham armas iraquianas, incluindo munições de artilharia e lança-granadas, morteiros e rifles Kalashnikov AK-47. Máscaras antigás estavam largadas em volta dos edifícios, bem como um número grande de injetores plásticos, os quais os fuzileiros disseram conter atropina, um antídoto para gás dos nervos.
Nasiriya, situada próxima ao Rio Eufrates, é uma cidade importante porque possui duas estradas para a entrega de suprimentos para as tropas invasoras mais ao norte no caminho para Bagdá e para distribuição de ajuda humanitária para civis iraquianos. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.