| hmin
Os Estados Unidos informaram neste domingo, dia 30, que as forças da coalizão anglo-americana haviam destruído "um grande complexo terrorista'' ao norte do Iraque que pode ter sido usado pela Al-Qaeda para fabricar armas químicas. O chefe do Estado-Maior, general Richard Myers, disse à rede CNN que o local a noroeste do Iraque pode ter sido uma base de treinamento e pode ter produzido um veneno letal que foi encontrado em um flat de Londres em janeiro.
– Atacamos e agora ingressamos por terra em um local a noroeste do Iraque onde a Ansar al-Islam e a Al-Qaeda vinham trabalhando com venenos – disse Myers.
O general afirmou que o local alvejado era um "grande complexo com muitas áreas subterrâneas, túneis e assim por diante'' e que uma investigação adequada poderia levar até uma semana.
Mais cedo, o chefe do comando central norte-americano, general Tommy Franks, havia dito que as forças norte-americanas e britânicas
haviam "atacado e destruído nas últimas 48 horas um
grande complexo terrorista ao norte do Iraque". O governo norte-americano acusa o grupo Ansar al-Islam, que mantém centenas de combatentes, na maioria curdos, ao norte do Iraque, de produzir armas químicas com a ajuda da rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden, responsabilizada pelos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.